O sabá de Lammas* ,que significa "A Massa de Lugh". Isso se deve ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos, é a festa do pão, conhecido também por Lughnasad, é uma homenagem ao deus Lugh, que é o deus Sol na tradição celta. Na Mitologia Celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.
Veneramos as grandes deusas do grão, como Geres e Deméter. Usamos flores nos cabelos de preferencia amarelas.
Lammas é uma celebração de colheita, na qual os pagãos apanhavam os primeiros grãos e faziam uma comemoração de agradecimento, com pães e bolos. Nas celebrações de hoje, há o costume de fazer um ritual e agradecer por tudo o que colheu-se de bom durante o ano que passou, e se houver coisas ruins, nós também agradecemos pelo aprendizado que elas nos trouxeram. Além disso, podem ser feitos pedidos para que o novo ciclo iniciado seja próspero e farto.
Um dos símbolos desse sabá é o milho, em que se aproveita a palha para confeccionar as bonecas para enfeitar o altar e atrair sorte durante o ano inteiro, até a chegada do próximo ano, quando serão queimadas na fogueira, antes da confecção de uma nova boneca. As tradições de Lammas são: enfeitar o altar com espigas de trigo e velas amarelas e fazer um ritual para agradecer tudo o que foi colhido durante o ano, preparar pães ou bolos e distribui-los para a família e os amigos, e confeccionar instrumentos mágicos.
CORRESPONDÊNCIAS DE LAMMAS:
Símbolos: trigo, milho, pão e boneca de palha.
Comidas: pão ou bolo de grãos, milho, frutas e nozes.
Bebidas: vinho, sidra, cerveja e chá.
Ervas: Peônia, Trevo, Verbena, Rosa, Girassol, trigo, Aveia, Arroz, Avelã, Calêndula.,
Plantas: acácia, babosa, girassol, trigo e todas as plantas regidas pelo Sol.
Cores: amarelo, marrom, laranja e vermelho.
Incensos: sândalo, olíbano, aloé e rosas. Cristais: citrino, peridoto, obsidiana, topázio e olho de gato
Pedras: Olho-de-gato, Citrino, Aventurina, Rodocrosita, obsidiana, ágata musgosa.
Hemisferio Sul - 2 de Fevereiro
Hemisferio Norte - 1 de Agosto